PROJETOS

T-Parade 2017

Dado o sucesso da iniciativa do ano letivo passado, estamos este ano organizar novo concurso/evento, desta vez com a pintura de canecas.

Participam alunos de 92 turmas de 15 escolas do Concelho de Loures.

O evento/concurso decorre no 2º Período, culminando no dia 22 de março, momento em que se inaugurará a Exposição dos trabalhos e onde serão entregues os respetivos prémios.

T-parade 2017

The New Kids On The Block

O Projeto The New Kids On The Block – Integração de Novos Alunos na Escola nasceu no âmbito da direção de turma e é uma consequência natural da necessidade de dar resposta aos problemas que frequentemente se colocam às crianças e Jovens na transição de ciclo e/ou de escola, identificados em estudos científicos.

Deriva diretamente do Projeto Educativo do Agrupamento, cuja preocupação central é a formação integral das crianças e jovens, integrando também o Plano Plurianual de Melhorias.

Enquanto projeto multi e interdisciplinar, cria teias diversas a vários níveis de articulação, tendo vindo a crescer e a envolver um maior número de alunos, professores e escolas do Agrupamento. Desenvolve atividades de natureza diversa que estão em relação com as áreas disciplinares, abrindo espaço à criatividade, imaginação, liberdade e exploração vocacional das crianças e jovens.

Olhando a Escola como célula viva da comunidade/sociedade em que está inserida, este projeto desenvolve parcerias com instituições locais, museus, teatros, músicos e escritores, entre outras, que com a Escola são chamadas a estabelecer relação.

Aluna a observar ao microscópio

Pequeno Cientista

O projeto Pequeno Cientista é aplicado a todos os alunos das escolas de 1ºciclo do agrupamento e, numa perspetiva de articulação vertical e horizontal, algumas atividades são também aplicadas às crianças dos Jardins de Infância pertencentes ao Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro.

Este projeto preconiza a promoção do ensino experimental nos primeiros anos de escolaridade, fornecendo  competências essenciais para o exercício pleno de uma cidadania informada, aumentando os níveis de literacia científica dos alunos. Simultaneamente, pretende promover um aprofundamento de conceitos e conhecimentos científicos por todos os alunos/crianças que estarão envolvidos e terão a oportunidade de conhecer novas abordagens específicas do ensino experimental.

Alunos do agrupamento vencedores, recebem prémio.

 

Uma iniciativa que mobiliza vários parceiros, entre os quais a Fundação Calouste Gulbenkian e empresas de relevância ligadas à tecnologia, em que, participaram 1200 alunos e 140 professores de 67 escolas portuguesas, com 100 aplicações.

“Uma aplicação para dispositivos móveis que ajuda os alunos do 9º ano a estudar Físico-Química foi a vencedora da segunda edição do Apps for Good, uma iniciativa com origem no Reino Unido que desafia alunos dos ensinos básico e secundário a conceber aplicações para telemóveis, ou outros suportes tecnológicos móveis, com intuitos sociais. A app (aplicação) vencedora, FQ9, foi desenvolvida por uma equipa de alunos da Escola Secundária de Sacavém, do Agrupamento Eduardo Gageiro. Oferece tutoriais explicativos dos conteúdos do programa de Físico-Química e a resolução de qualquer parâmetro das fórmulas, estimulando o interesse e a motivação dos alunos para aprender esta disciplina, de forma apelativa e dinâmica. “ (Fundação Calouste Gulbenkian, 14/09/2016).

 

Cada um dos 4 alunos (Ângelo Lopes, Mónica Patel, Miguel Infante e Nuno Cachudo) vencedores recebeu do representante da Microsoft um Surface e a escola foi premiada com um Tablet da Samsung.

Alunos a cuidar da horta.

É um projeto vocacionado para a educação ambiental, para a cidadania que visa encorajar acções e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Comunidade Educativa em benefício do ambiente.
O projeto visa a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola. As acções concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global. Cria hábitos de participação nos processos de decisão e consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.
Procura igualmente, estimular a criação de parcerias locais, contribuindo para um maior envolvimento e participação em todo o processo, da autarquia, empresas, órgãos de comunicação social, ONGA’s, etc.
Visa a adopção de uma metodologia de trabalho que, articulando actividades de exploração de diversos temas, contribua para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade.

HISTÓRICO:

T-Parade 2016

Participaram 69 turmas de 15 escolas de 7 Agrupamentos, envolvendo cerca de 1500 alunos.

Cada escola selecionou os melhores trabalhos para pintar nas chávenas fornecidas.

 

O evento culminou no dia 18 de Abril, dia da festa do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, com a inauguração da Exposição de 90 chávenas e respetivos projetos e onde foram entregues os prémios para os três escalões.

Mais informação em https://www.facebook.com/teaparade/

SEDE DE AGRUPAMENTO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EDUARDO GAGEIRO

 

Rua Sport Grupo Sacavenense

2685-011 SACAVÉM 

 

GPS  38.47, -9.06
 

INFORMAÇÕES

Tel  219 499 800

E-Fax Geral  210 121 664

secretaria@eduga.pt

diretor@eduga.pt

www.eduga.pt

      © 2016 CopyRights | AEEG

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now